top of page

Angra promove ações no Dia Estadual de Redução de Riscos

  • Foto do escritor: Estandarte Angrense
    Estandarte Angrense
  • 1 de dez.
  • 2 min de leitura
Testes de sirenes, simulado de evacuação e reuniões comunitárias marcam programação voltada à prevenção e preparação da população
Testes de sirenes, simulado de evacuação e reuniões comunitárias marcam programação voltada à prevenção e preparação da população

 Para reforçar a importância da prevenção e ampliar a preparação da comunidade em situações de emergência, a Prefeitura de Angra dos Reis realizou, neste sábado (29), uma série de ações em alusão ao Dia Estadual de Redução de Riscos. A iniciativa integrou testes de equipamentos, atividades de campo e um simulado de evacuação, mobilizando moradores de áreas suscetíveis a deslizamentos e inundações.

 

No início das atividades às 9h, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil efetuou o teste geral das sirenes de risco geológico instaladas em diversos bairros. O objetivo foi garantir o pleno funcionamento dos dispositivos responsáveis por alertar a população em casos de deslizamentos ou fortes chuvas.

 

Na sequência, às 10h, foi realizado um Simulado de Evacuação na Monsuaba, envolvendo moradores das áreas de risco. Durante o exercício, os participantes foram orientados a seguir até o ponto de apoio localizado na Escola Municipal Benedito Santos Barbosa, onde receberam informações sobre rotas de fuga, segurança e procedimentos adequados em situações reais de emergência.

 

As ações preparatórias ocorreram na sexta-feira (28), quando equipes da Defesa Civil estiveram na Monsuaba realizando vistorias, conversando com moradores e reforçando a importância da participação da comunidade. 

Segundo o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fábio Júnior, a participação dos moradores é fundamental para que as medidas preventivas sejam eficazes.

 

- O simulado é um treinamento essencial. Quando a população conhece o som das sirenes, sabe por onde sair e para onde ir, aumenta a segurança para todos em casos de tragédias climáticas. Nosso trabalho é preparar cada morador, porque a resposta rápida em uma situação de risco faz toda a diferença - destacou o secretário.

 

Além das atividades realizadas neste sábado, as ações de conscientização seguem ao longo das próximas semanas. Serão promovidas reuniões comunitárias sobre a instalação das novas sirenes de risco hidrológico, que têm a função de alertar rapidamente para riscos de inundação e alagamentos.

 

Os encontros ocorrerão sempre às 18h, com apresentação técnica sobre o funcionamento dos equipamentos, rotas de fuga e pontos de apoio. Moradores também poderão tirar dúvidas diretamente com as equipes da Defesa Civil. Confira o calendário:

 

•    1/12 (segunda-feira) – E.M. Frei Bernardo – Parque Mambucaba

•    3/12 (quarta-feira) – E.M. Francisco Assis Diniz – Sertão do Bracuí

•    5/12 (sexta-feira) – E.M. Prof. Ururahy – Pontal

•    12/12 (sexta-feira) – E.M. Santos Dumont – Japuíba

 

 


loader,gif
  • Instagram

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Instagram

© Estandarte Angrense é um produto da Taboão Comunicação e Eventos LTDA.

bottom of page