top of page

FASA leva programação gratuita a Mangaratiba no dia 6 de dezembro com show de forró, cortejo, artesanato e muito mais

  • Foto do escritor: Fernanda Camargo
    Fernanda Camargo
  • 1 de dez.
  • 3 min de leitura
O evento promoverá atividades que valorizam tradições locais, convidam o público a vivências coletivas e geram conhecimento sobre as águas
O evento promoverá atividades que valorizam tradições locais, convidam o público a vivências coletivas e geram conhecimento sobre as águas

 Depois de uma grande abertura no MAM Rio e uma edição em Paraty, o FASA – Festival de Artes e Saberes das Águas segue pelo litoral da Costa Verde e chega a Mangaratiba no sábado, 6 de dezembro, para um dia inteiro de atividades culturais gratuitas que unem memória, sustentabilidade e arte. O festival vai ocupar a cidade com passeio guiado, feiras, oficinas e apresentações musicais imperdíveis, incluindo um show de forró com dois grandes nomes do gênero: o acordeonista Marcelo Caldi e o cantor e compositor Marcelo Mimoso. Idealizado e dirigido artisticamente por Pablo Castellar, o evento consolida, em sua segunda edição, um espaço dedicado à arte, à educação e à sustentabilidade, sempre inspirado pela temática das águas.


O circuito Rio de Janeiro–Mangaratiba–Paraty conta com patrocínio da Repsol Sinopec, por meio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, e realização da Artemundi Produções Culturais, Ministério da Cultura e Governo Federal – Do Lado do Povo Brasileiro. A Prefeitura de Mangaratiba é parceira institucional, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Cultura.


“O FASA busca transformar a experiência cultural em um mergulho coletivo, reunindo artistas locais e saberes tradicionais em diálogo com diversas linguagens artísticas, para gerar conhecimento, fortalecer memórias e inspirar novas formas de relação com as águas e com o território”, afirma Pablo Castellar.


Programação terá shows de Marcelo Caldi e Marcelo Mimoso


A programação em Mangaratiba começa às 9h, com o Passeio FASA conduzido por Mirian Bondim, arqueóloga e historiadora, que levará o público a uma caminhada de imersão pelas águas da região. A atividade terá intervenções artísticas inspiradas nas tradições locais, partindo da praça próxima à ponte que dá acesso à Avenida Frei Afonso, seguindo até a Boca da Barra.


Entre as intervenções, o público conhecerá a capoeira de Paulo Dendê e a dança popular de Marina Barros, coordenadores do CEDICAB (Centro de Estudos e Divulgação da Cultura Afro). A cantora Pê Rodrigues também fará uma apresentação especial.


A partir das 14h, o CIEP 294 Cândido Jorge Capixaba se transforma no grande ponto de encontro do festival. Na Alameda (pátio descoberto), acontece até 21h a Feira EncantoArt e a Mostra de Artes e Saberes das Águas, reunindo artesãs, artistas e expositores da região em um espaço dedicado à criação manual, à diversidade artística e à valorização da cultura local. O ambiente ganhará novos contornos com obras de Marcelo Firmino, Nelson Guerra e Thaís Machado, que revelam a essência da cultura caiçara em objetos que traduzem a delicadeza do modo de vida às margens das águas.


Das 14h às 21h, a biblioteca do CIEP recebe exposição de fotografias e pinturas em vídeo-projeção, com trabalhos dos artistas locais Priscila Alves da Silva e Fábio Rodrigues (fotografia) e Gilmara Ribeiro e Letícia Mozo (pintura).


Ainda às 14h, no Centro Cultural Pomar da Casa Branca, o público poderá acompanhar o cortejo dos Gigantes de Mangaratiba, coletivo que utiliza pernas de pau para celebrar tradições populares e fortalecer a identidade cultural da Costa Verde.

As oficinas começam às 14h30, com a oficina de fantoches ministrada por Gilmara Ribeiro; às 15h, oficina de jongo com Barbara Guerra, fortalecendo a transmissão de saberes tradicionais; e às 15h30, oficina de pintura com Letícia Mozo. Todas acontecerão nos pátios do CIEP.


Na quadra esportiva, o palco recebe o Grupo Cultural Filhos da Marambaia às 16h30, apresentando expressões da cultura quilombola da Ilha da Marambaia. Às 17h, ocorre o show do artista local Daniel Soares, seguido por Danielle Valente às 17h45, ambos com repertório inspirado nas águas que moldam a região.


Às 18h30, o festival promove o FASA Reflexões, uma roda de conversa sobre memória, ancestralidade e tradições de Mangaratiba, reunindo Mirian Bondim, Barbara Guerra, Daniel Soares e Danielle Valente, com mediação do diretor artístico Pablo Castellar.

Encerrando a noite, às 20h, o palco recebe o tão aguardado show de forró com Marcelo Caldi e Marcelo Mimoso, dois nomes fundamentais do ritmo, em uma apresentação vibrante que celebra a cultura popular e marca o encerramento do evento.


“O FASA nasce da ideia de que a arte pode atravessar todos os espaços da vida em comunidade, conectando artistas e público em torno das águas como fonte de conhecimento, memória e transformação”, conclui Pablo Castellar.

 


loader,gif
  • Instagram

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Instagram

© Estandarte Angrense é um produto da Taboão Comunicação e Eventos LTDA.

bottom of page