top of page

Praianos apresentam Ciranda Caiçara gratuita no Cine+Paraty em 12 de dezembro

  • Foto do escritor: Fernanda Camargo
    Fernanda Camargo
  • 1 de dez.
  • 2 min de leitura
O coletivo, nascido há décadas em Tarituba, mantém viva uma das tradições mais emblemáticas do litoral de Paraty. Foto: Bruno Leão
O coletivo, nascido há décadas em Tarituba, mantém viva uma das tradições mais emblemáticas do litoral de Paraty. Foto: Bruno Leão

 

Raiz profunda do modo de vida caiçara, a ciranda caiçara segue ecoando memórias indígenas, africanas e portuguesas, transformando o compasso das ondas em canto, dança e celebração comunitária. E, para manter vivo esse legado, no próximo dia 12 de dezembro, sexta-feira, às 20h, o Grupo de Ciranda Caiçara Os Praianos sobe ao palco do Cine+Paraty para apresentar um repertório que reúne músicas tradicionais e autorais, além de danças como xiba-cateretê, flor do mar, ciranda, roda do caranguejo, arara, dança do chapéu e o característico ritmo de canoa, marca dos bailes à beira-mar.

 

A apresentação terá intérprete de Libras, e o espaço oferece acessibilidade para pessoas com deficiência.

 

Liderados pelo pandeirista e mestre de tradição Mestre Pardinho, Os Praianos integram um amplo coletivo de cultura caiçara que atua no Ponto de Cultura Casa Caiçara, em Tarituba — espaço que abriga uma biblioteca comunitária e promove oficinas, rodas de conversa, visitas a escolas e ações de salvaguarda que garantem a transmissão intergeracional dessa herança cultural.

 

“Nosso trabalho é fazer a tradição continuar caminhando com as novas gerações. A gente ensina o toque, a dança, a poesia e o jeito da ciranda nos encontros com jovens, nas escolas e nas oficinas do Ponto de Cultura. É assim que essa cultura segue viva e pulsando em Tarituba e em toda Paraty”, afirma Mestre Pardinho.

 

Sobre o repertório que será apresentado no Cine+Paraty, ele destaca: “O público pode esperar nossas cirandas, xibas, caranguejos, a dança do chapéu e músicas autorais que falam do nosso lugar. E, claro, muita canoa para dançar agarradinho, como nos antigos bailes caiçaras”.

 

A apresentação é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Política Nacional Aldir Blanc.

 


loader,gif
  • Instagram

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Instagram

© Estandarte Angrense é um produto da Taboão Comunicação e Eventos LTDA.

bottom of page