top of page

Viva Cristo Rei!!

  • Foto do escritor: Estandarte Angrense
    Estandarte Angrense
  • 29 de nov.
  • 2 min de leitura
ree

*Por Annie Ramos


Primeiramente, feliz Ano-Novo, querido irmão, querida irmã!Sim, a partir de amanhã iniciamos um novo ano litúrgico na Igreja, e, como último dia dessa semana que encerra o ano litúrgico de 2025, a 34ª semana do Tempo Comum, vivemos a celebração de Cristo Rei do Universo.Que Ele reine em nossos corações e que o Pai traga o “vosso Reino” até nós através d’Ele.


Hoje gostaria que retomássemos o Evangelho do último domingo (Lc 23,25-43). Este Evangelho é muito tocante, pois Jesus se vê crucificado entre dois criminosos e é debochado pelos soldados justamente naquilo que é sua verdade: ser Rei. De cada lado podemos observar duas pessoas com comportamentos extremamente distintos, e Deus, em sua eterna pedagogia, muito nos ensina nesse diálogo.


O primeiro “ladrão”, ao ouvir o deboche dos soldados, segue o discurso de ódio deles e repete o que aqueles que eram considerados poderosos naquele cenário diziam: “Se tu és Rei, salva a ti mesmo”, e, com extrema ironia e provocação, mas também com o coração cheio de interesse, complementa: “e salva também a nós”.Este sujeito não faz uma declaração de fé, mas se deixa levar por um discurso de ódio massivamente repetido e ainda provoca o ego de Jesus, esperando ferir seu orgulho e obter uma recompensa ao desafiar o próprio Deus.


Toda semelhança com a sociedade moderna não é mera coincidência. Por que este texto milenar é tão presente? Porque nós, seres humanos, somos os mesmos em qualquer época. Por mais que queiramos nos dizer melhores que uns ou outros por conta da cultura ou do desenvolvimento econômico ou tecnológico, somos os mesmos desde sempre.


Já o “bom ladrão” traz em seu coração arrependimento e verdade, e por isso clama: “Não temes nem a Deus?”. Como nos ensina o livro dos Provérbios (Pr 9,10): “O temor do Senhor é o princípio de toda sabedoria”. E é com essa sabedoria, que não é humana, e com um coração desinteressado, que ele faz uma súplica sincera que toca o coração de Jesus em seu momento mais frágil.E, por seu coração sincero e desinteressado, ele recebe a promessa que todos nós um dia esperamos ouvir também: “Ainda hoje estarás comigo no paraíso”.


Peçamos ao Senhor a graça de um coração manso e humilde como o de Jesus, Cristo Rei; sincero e desinteressado como o de São Dimas, o bom ladrão, primeiro santo canonizado pelo próprio Cristo na história da Igreja.Por Cristo, com Cristo e em Cristo, para a glória de Deus Pai, e por intercessão da Santíssima Virgem, vivamos na paz do Senhor.


Amém!

Comentários


loader,gif
  • Instagram

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Instagram

© Estandarte Angrense é um produto da Taboão Comunicação e Eventos LTDA.

bottom of page